Principal2023-06-20T15:57:27-03:00

Busque no banco de dados do Café Seguro

Mostrar resultados de:
Ingrediente ativo
Produtos
Doenças
Notícias
Filtrar por classe agronômica
Filtrar por registrante

Conheça o programa

O Programa Café Seguro visa a conscientizar e orientar o produtor de café sobre os cuidados e boas práticas na produção que garantam um grão livre de contaminantes, e ao mesmo tempo tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre o importador, exportador, produtor e indústria de defensivos, alinhando os interesses de toda a cadeia, com o propósito de garantir ao café brasileiro o acesso a todos os mercados.

Nos últimos anos tem se observado uma tendência crescente dos países importadores de gêneros alimentícios com a questão da segurança alimentar. A União Européia, a Coréia, os Estados Unidos e agora o Japão estão entre os países que adotaram tabelas de LMRs – Limites Máximo de Resíduos impondo limites e controles em relação aos agroquímicos empregados no processo de produção de gêneros alimentícios para acesso aos seus mercados. Em alguns casos, esses LMRs apresentam níveis inferiores aos aplicados no Brasil, o que gera eventuais riscos de violação desses limites.

A partir desses fatos houve uma mobilização dos diversos setores da atividade cafeeira incluindo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR PR), EMBRAPA CAFÉ pelo lado do governo, e pelas entidades privadas, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC),  Sindag – Sindicato Nacional da Indústria  de Produtos para Defesa Agrícola, sob a coordenação do Cecafé, somando esforços para implementação de medidas e providências para prevenir ocorrências capazes de dificultar o comércio do café brasileiro nos mercados mundiais.

A primeira etapa do Programa consistiu em ações de treinamento e capacitação de multiplicadores e extensionistas de forma a transmitir noções de Boas Práticas Agrícolas aos cafeicultores, identificando os produtos autorizados,  dosagens e aplicações indicadas, período de carência, proteção do aplicador e do ambiente, garantindo a produção de café seguro e saudável, livre de contaminantes.

Resultados obtidos pelo programa

0
produtores
0
cidades
0
estados
0
parceiros

Conceitos gerais

Leia perguntas e respostas sobre o uso de boas práticas agrícolas nas lavouras de café, respondidas pela Dra. Heloísa H. B. de Toledo, Especialista em Agrotóxicos

Codex alimentarius2017-08-29T19:37:58-03:00

O Codex Alimentarius é um Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo Grupo FAO/OMS de peritos sobre Resíduos de Pesticidas estabelece padrões internacionais sobre o assunto. Em casos da ausência de LMR definido em monografia do Brasil, devido à inexistência de registro, optou-se por efetuar comparações em alimentos importados, com valores de LMRs estabelecidos pelo Codex Alimentarius.

O que é a curva de dissipação?2017-08-29T19:37:35-03:00

É o acompanhamento da degradação, que transcorre com o tempo, dos resíduos de agrotóxicos e afins, no alimento.

O que é o valor default?2017-08-29T19:36:17-03:00

É um valor padrão adotado para os pesticidas que não possuem um LMR para a cultura em questão. Este valor padrão é de 0,01 mg/kg, para Japão e EU.

O que é IDA?2017-08-29T19:35:12-03:00

É a quantidade máxima de agrotóxico que podemos ingerir por dia, durante toda a nossa vida, sem que soframos danos à saúde por esta ingestão. Esta quantidade máxima de ingestão permitida é calculada para cada Ingrediente Ativo – IA (substância principal da formulação do agrotóxico), expressa no valor que chamamos de IDA (Ingestão Diária Aceitável), medida em miligramas de IA por quilo de peso corpóreo da pessoa que o ingere (mg/kg).

Quais os objetivos do LMR?2017-08-29T19:34:37-03:00

O LMR tem como objetivo:
– servir como valor de referência para a avaliação de monitoramento de alimentos;
– estabelecer limites legais de resíduos nos alimentos;
– usar nas discussões comerciais nacionais e internacionais.

O que é o limite máximo de resíduo (LMR)?2017-08-29T19:33:23-03:00

O Limite Máximo de Resíduo (LMR) é o nível máximo de resíduo de agrotóxico legalmente tolerado nos alimentos. Definição no Brasil: o limite máximo de resíduos (LMR) é a quantidade máxima de resíduo de agrotóxico ou afim, oficialmente aceita no alimento, em decorrência da aplicação adequada numa fase específica, desde sua produção até o consumo, expressa em miligramas do agrotóxico, afim ou seus resíduos, por quilo do alimento analisado (mg/kg).

O que são resíduos de agrotóxicos?2017-08-29T19:32:07-03:00

São substâncias ou mistura de substancias remanescente ou existentes em alimentos decorrente do uso ou da presença de agrotóxicos e afins, inclusive quaisquer derivados específicos, tais como produtos de conversão e de degradação, metabólitos, produtos de reação e impurezas, consideradas tóxicas e ambientalmente importantes.

A quantidade de resíduos encontrada nos alimentos deve ser segura para os consumidores e a mais baixa possível.

O que são agrotóxicos e por que são utilizados?2017-08-29T19:31:03-03:00

São substâncias que servem para proteger os cultivos antes e depois da colheita. Servem para proteção das plantas. Estes produtos podem produzir efeitos indesejados graves se não forem regulados de forma restrita.

Ingredientes ativos

Notícias

Leia todas as notícias

Contato

Para mais informações sobre o projeto Café Seguro, entre em contato com o Cecafé

Ir ao Topo